19/10/10

Petrobrás - Porto São Sebastião/Ilhabela



O Porto de São Sebastião

Por volta de 1920, o atual Porto de Santos, enfrentava alguns congestionamentos devido a movimentação marítima e comercial que o levou a solicitar a criação de um porto próximo que os auxiliasse mediante tais ações, nisso foi criado um ponto público na cidade de São Sebastião. Uma concessão Federal legalmente permitia a construção de um porto com o objetivo de se estabelecer a prática do comércio exterior e apoio ao Porto da cidade de Santos. Por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, as obras tiveram inicio em 1934 e foram finalizadas em 1954, no entanto, as atividades só tiveram inicio em 1963.  Já no ano de 1993, o ponto de apoio ao de Santos, recebe a ordem de autoridade portuária em São Sebastião, sendo administrado nessa época pela Secretaria dos Transportes e pela empresa Dersa “Desenvolvimento Rodoviário S.A” que em 1989 se aliaram para assumir a direção.

Atualmente o Porto de São Sebastião, localizado na costa do litoral norte do estado de São Paulo, na cidade de São Sebastião, é administrado pela Companhia Docas. Geograficamente suas coordenadas são 23°49'S e 45°24'W, referentes às Cartas Náuticas, utiliza-se a carta nº 1645, da (DHN) Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil. Trata-se de uma Organização Militar da Marinha do Brasil, responsável pela navegação e projetos relacionados à área marítima e fluvial brasileira. Está sediada em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. O Porto chega a ser considerado pelos turistas, um cartão postal aos viajantes que chegam para conhecer o Litoral, antes de chegar a Ilhabela, a travessia ao canal torna-se uma atração.

No geral serve de apoio ao Porto da cidade de Santos, graças ao terminal da cidade de São Sebastião, os congestionamentos marítimos amenizaram, economizando tempo e gerando maiores produtividades. Nesta área o Porto de São Sebastião recebe a visita de muitos navios cargueiros que trazem de cidades afora produtos agrícolas, eletrônicos entre outros mais. O canal de Toque Toque “que separa as cidades São Sebastião e Ilhabela” é um dos principais meios de navegação por possuir além da profundidade adequada, opções de entrada e saída via sul ou norte, assim sendo considerado a 3ª melhor região portuária do mundo.


 Navio Navion Stavanger 

O porto de São Sebastião recebe diariamente uma demanda eclética de navios que trazem diversos tipos de carga em compartimento para exportação. Tratam-se de mercadorias vindas de países afora ou do porto de Santos. A Dersa por sua vez, em épocas de concursos abertos, efetua a visitação interior com os futuros candidatos que irão ocupar cargos junto ao corpo portuário. Estas visitas são tomadas com aulas como parte no processo de educação e aprendizagem, visando aos inscritos uma palestra aberta onde as principais funções serão esclarecidas.

O navio “Navion Stavanger” traz consigo a Bandeira da Bahamas [BS] durante sua passagem pelo Porto de São Sebastião, foi tomado como sala de aula. Construído no ano de 2003, o “Navion Stavanger” é um navio tanque de produtos petrolíferos, com 277 metros de comprimento e 46 metros de largura, em média ele atinge 5,4 nós de velocidade chegando a 5,8.



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