19/10/10

Carnaval em Ilhabela



 Foto: Gentilmente cedida por Diogo Miguél

Ilhabela é famosa por atrair turistas durante o ano todo, com suas belas praias, cachoeiras e esportes náuticos como mergulho, vela, passeios de escuna e caminhadas pela natureza. Conhecida também por sua alta gastronomia e vida noturna agitada, com diversas opções de bares, restaurantes e baladas. Mas a fama do Município Balneário aumenta com precisão no tão esperado Mês de fevereiro; Mês em que a cidade de Ilhabela deixa seu encanto e magia registrados no mais profundo coração carnavalesco do cidadão turista, viajante ou visitante que ali se achega no intuito de curtir a vida ao prestigiar um dos desfiles mais animados do litoral norte Paulista.

Foto: Gentilmente cedidapor Diogo Miguél

O Carnaval da Cidade de Ilhabela acontece no afamado Bairro Centro, comumente chamado de Vila pelos moradores; e é neste ambiente amigável que são erguidas as arquibancadas e também montado um mini-sambódromo com concentração e avenida; Tudo construído com muito carinho em prol das 6 principais escolas que ali farão seu majestoso desfile a passarela, são elas: Acadêmicos Leões do Ita, Mocidade Sul da Ilha, Unidos do Garrafão (Com 25 anos de história, a Unidos do Garrafão é lembrada por todos os carnavalescos que apreciam o carnaval ilhabelense, por ser ela uma das melhores e mais fortes escolas de todos os tempos na região), Unidos de Padre Anchieta (Fundada há quatro décadas por um grupo de amigos amantes do samba, A escola, que começou como o bloco da Barraca do Samba detém sete títulos do Carnaval de Ilhabela e três vice-campeonatos ao longo dos dez anos de competição na cidade.), Água na Boca e Mocidade Independente de Ilhabela. Todas elas garantem o sucesso das cinco noites de folia reservadas para os baladeiros de plantão, assim como também poderão desfrutar diversas opções como o Festival Summer Stage e a novíssima e bem frequentada balada Mixx.

Foto: Gentilmente cedida por Diogo Miguél

Em meio as Escolas de Samba, blocos carnavalescos, bailes populares e as mais variadas bandas musicais que se fazem presente não só nas noites agitadas quanto de dia e nas tardes corridas entre um quiosque de praia e outro, Outro ponto alto do Mês de Fevereiro na cidade é o banho da Dorotéia, Criado em 1923, na cidade de Santos, que termina com os diversos blocos se jogando ao mar com roupa e tudo. O "Banho da Dorotéia" é um dos eventos mais antigos da Cidade de Ilhabela, tendo este completando 59 anos de tradição em 2010 e atualmente crescendo e mantendo a tradição do Carnaval, não só um ícone na região Paulistana como um sinônimo de tradição no Carnaval de Ilhabela. Os foliões se concentram na Praça Coronel Julião a partir das 13h e seguem até o píer da Vila, onde acontece o tradicional mergulho. Levados pelo som da bateria de escolas de samba da cidade, já em mar, os Rebocadores da Petrobrás banham estes com jatos de água garantindo ainda mais a diversão dos foliantes.

Foto: Gentilmente cedida por Diogo Miguél

Alguns afirmam que o "Banho da Dorotéia" foi criado na Baixada Santista inspirado na mitologia grega, mas outros dizem que nasceu por conta das famílias que queriam aproveitar não só as noites mas também os dias de folia. De um jeito ou de outro, uma coisa é certa, quem participa quer voltar outras vezes, pois nada melhor que unir a alegria do Carnaval a um refrescante banho de mar. Entre os blocos que tradicionalmente desfilam no "Banho da Dorotéia" em Ilhabela estão: Água Viva, Azimute, Pé na Jaca, Velhos Marinheiros e Só vai quem tem tatu.

Texto: Edson Persch

Nenhum comentário: